11/04/2009
Chegada à Lisboa
Que lugar bacana, adorei tudo, as pessoas, a cidade, o clima... e ainda é uma ótima forma de começar um tour, pois ainda falamos nossa língua, mas já vamos observando os modos diferentes.
Fiquei no bairro Chiado um local super mais prestigiados que fica entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, tem de tudo por lá ateliers, galerias de arte, museus, restaurantes, cafés típicos e modernos, livrarias, teatros e muitas manifestações artísticas e culturais.
O Chiado é um bairro histórico, frequentado por intelectuais modernistas e desde sempre tem estado ligado a uma Lisboa cosmopolita. Ali está a estátua de Camões, no largo com o seu nome, também está o Café a Brasileira, com uma estátua do Fernando Pessoa, pois esse era seu local preferido, não deixe de tirar foto com a escultura, claro. Do albergue era mais facil chegar à praça passando pela estação de metrô.
Tomar um vinho, assistir a um show de fado (procure pelo Fernando Sousa, ótimo), tomar vinho e é claro comer bacalhau, o básico de Portugal e tudo isso dá pra fazer nesse bairro, que ainda é movimentado, gente jovem, vários restaurantes, barzinhos, música, de um tudo, achei tudo de bom. Tem um armazém que vende vinhos e queijos, à noite a galera vai pra lá, fica sentada nuns banquinhos na rua mesmo, bebendo e comendo. Eu tomei um vinho verde delicioso!!!! Não deixe de comer o queijo redinha, ele é curado por fora e cremoso por dentro... tudo de bom!
Fiquei num albergue chamado Living Lounge Hostel, no Chiado e pertíssimo da estação Baixa Chiado. Um lugar super estiloso, bem novinho, com gente jovem e que ainda serve um pequeno café da manhã (para acessar o site clique aqui). Se vc chegar antes da hora do check in eles tem um quarto para você deixar a bagagem enquanto aguarda a hora. Eu deixei e já saí pra rua. Fotinha de lá:

Depois de passar na estação e comprar o ticket turístico que é de uso diário e lhe dá o direito de uso de todos os tipos de transportes e subida e descida no elevador Santa Julia, caí o mundo... fui à Torre de Belém, Monumento do Descobridores, Mosteiro dos Jerônimos. Atentar aos dias em que as atrações ficam abertas, pois eu fui 3 dias ao mosteiro e só consegui entrar nos 2 primeiros ele estava fechado, os 3 lugares valem a visita.
A vantagem do passe turístico é que você pode andar o dia inteiro. O cartão do primeiro dia custa 4,20€ e a recarga 3,70€, mas também outros tipos de pacotes. Com isso, pegava os bondinhos, autobus e saia sem destino conhecendo a cidade, lembrando que no ponto final você tem que descer e depois subir de novo para iniciar a viagem (vai entender?!).
Gostei bastante de Lisboa, tem uma noite agitada no Chiado, as pessoas são bem objetivas, mas dispostas a ajudar... tb foi o lugar com transporte mais barato e que eu achei melhor servido. Dava vários passeios de bonde para conhecer a cidade, lembrando que sempre pegava o 28, qquer lugar que vc queira ir, pegue o 28 =)
OCEANÁRIO
Outro lugar impossível de se perder é o Oceanário, que lugar delicioso, lindo, fascinante... tire um dia inteiro para ir lá, pois existe um complexo cheio de atrações como teleférico, museu de ciências, passeio de trenzinho (kkkk) e o fabuloso aquário gigante, uma estrutura que fica no meio do prédio e durante a visita vc vai contornando-o e delirando. No andar inferior eu aproveitei para se sentar no carpete e ficar viajando com os peixes enquanto descansava os pés.... os pés... tadinhos, leve dois bons tênis, confortáveis e com amortecedor, esses para caminhada mesmo, pois tênis dos tipos "All Star" dão uma dor danada no calcanhar.
